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O QUE É RECAPAGEM?

O QUE É UM PNEU RECAPADO?

  • Usar os pneus recapados, também conhecidos como "remoldados/recauchutados/revitalizados", é uma maneira excelente de capitalizar um dos maiores investimentos de sua frota.
  • Também é uma forma mais econômica e ecológica de prolongar a vida útil dos pneus de qualquer frota.
  • As ferramentas, processos e métodos de fabricação da recapagem evoluem e melhoram continuamente com o tempo, e os pneus recapados estão mais seguros e eficazes do que nunca.

Os pneus recapados passam por um processo rigoroso de remanufatura para prolongar a vida útil de uma carcaça com uma banda de rodagem totalmente nova.

Hoje em dia, os pneus radiais comerciais de alta qualidade para caminhões são desenhados  pensando no futuro da recapagem. As carcaças em bom estado podem ser restauradas com uma banda de rodagem nova pelo menos uma vez, e até várias vezes em muitos casos. Em poucas palavras, o processo consiste em eliminar os fragmentos da banda de rodagem antiga e reparar qualquer dano, revestir novamente o pneu, e depois colocar uma capa de banda de rodagem totalmente nova na carcaça.

A recapagem é uma maneira tão boa de administrar os pneus dos caminhões e das frotas que quase metade de todos os pneus de substituição para caminhões na América do Norte são recapados. As técnicas de recapagem mais avançadas e os desenhos da banda de rodagem ajudam para que os pneus comerciais tenham um novo começo e garantam os mesmos requisitos que os pneus novos.

COMO É FEITA A RECAPAGEM DE PNEUS?

Nós garantimos que os pneus recapados têm uma integridade estrutural forte com uma nova banda de rodagem moldada sobre carcaças existentes e bem cuidadas.

O processo rigoroso de 10 passos da Bandag para a recapagem de pneus garante um pneu recapado de máxima qualidade no qual se pode confiar. Utilizamos a experiência humana e a tecnologia por todo o processo de recapagem para cumprir com nossos padrões excepcionalmente altos e garantir um desempenho duradouro e de qualidade para seus pneus recapados. Este é um resumo de como funciona nosso processo de recapagem; clique aqui para ver os 10 passos em detalhes, incluindo fotos e vídeos.

O PROCESSO DE RECAPAGEM, SIMPLIFICADO

1. Inspeção inicial dos pneus

Os especialistas da Bandag, formados e certificados, realizam uma inspeção prática completa de cada parte do pneu para identificar qualquer dano visível. Seguimos com uma inspeção elétrica que utiliza a tecnologia para examinar a coroa e a lateral em busca de problemas que possam ser visíveis a olho nu. Também utilizamos a shearografia, tecnologia a laser para avaliar a qualidade do material e realizar testes de tensão não destrutivos. Isto pode identificar qualquer anormalidade, restos incrustados e outros danos internos não visíveis. Somente prosseguimos com carcaças de pneus seguros e estruturalmente fortes para a recapagem.

2. Raspagem e reparo

Calibramos a carcaça até sua forma operacional, eliminamos qualquer área de banda de rodagem desgastada e retificamos o formato do pneu, o que revela a parte de baixo da banda de rodagem e prepara a superfície para os passos seguintes. Nesta etapa, também retiramos o material danificado do pneu e realizamos os reparos necessários para que a carcaça fique em ótimas condições.

3. Cojin (Borracha de contato) e borracha

Em seguida, aplicamos o cojin (borracha de contato), uma camada de ligação sem vulcanizar, sobre a superfície da carcaça. Aplicamos cuidadosamente a nova banda de rodagem para que fique perfeitamente reta e centralizada na carcaça do pneu sobre a superfície recém-polida.

4. Revestimento e vulcanização

O pneu recapado já está completamente montado, mas precisa ser encamizado (molde flexível) e vulcanizado para prender permanentemente a nova banda de rodagem à carcaça.

5. Inspeção final

Assim voltamos a passar pela etapa de inspeção. Repetimos o processo para nos certificarmos de que o pneu recapado cumpre com todas as nossas especificações de qualidade. Seu pneu recém-recapado deve proporcionar melhor aderência, confiabilidade e desempenho de primeira qualidade.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DOS PNEUS RECAPADOS?

A recapagem de um pneu traz muitos benefícios. Os pneus comerciais recapados têm o mesmo aspecto e comportamento dos novos, mas por um custo muito menor, e com benefícios econômicos, ambientais e de eficiência.

OS PNEUS RECAPADOS ECONOMIZAM DINHEIRO

Os pneus representam o principal custo de manutenção dos veículos comerciais. Os pneus também são o segundo fator, depois do combustível, no que diz respeito aos gastos da frota. Tanto os gastos de manutenção como os de combustível podem se beneficiar de um programa de recapagem.

Dos inúmeros benefícios dos pneus recapados, o mais impactante pode ser a economia de custos para sua frota. Segundo um relatório do Dr. Robert Handfield da Universidade Estadual da Carolina do Norte, uma estratégia de recapagem pode melhorar a métrica de sua frota, como o custo por quilômetro, o custo por carga e por veículo, entre outros. Estima-se que as companhias de aviação comercial e militar economizem em torno de U$100 milhões por ano, e que a indústria de transporte rodoviário economize outros U$3 bilhões por ano graças aos pneus recapados, segundo a Tire Retread & Repair Information Bureau (EUA).

A maior parte do custo de pneus novos provém da carcaça, portanto substituir apenas a banda de rodagem que está em contato com a estrada é somente uma pequena porcentagem do custo de um pneu novo. Segundo o livro de 2005, "Managing Closed-Loop Supply Chains", os pneus recapados conservam cerca de 90% de "material perfeitamente bom" dos pneus, além de serem vendidos entre 30% a 50% do preço de um pneu novo similar. Entre a economia imediata de custos e o prolongamento da vida útil com a recapagem de um pneu uma vez ou mais, é possível reduzir o custo de um pneu de metade a dois terços. (Calcule aqui sua própria potencial economia de custos com a recapagem).

A EPA reconhece os pneus recapados de baixa resistência à rodagem (LRR) como pneus de baixo consumo. Em um estudo recente realizado pela Bandag, Josh Abel, Ph.D informa que a borracha da banda de rodagem contribui de 35% a 50%  para a resistência à rodagem dos pneus. A recapagem de pneus diminui essa resistência à rodagem, o que por sua vez reduz os custos de combustível e representa uma economia importante para a sua frota.

OS PNEUS RECAPADOS SÃO MELHORES PARA O MEIO AMBIENTE

Um estudo da Ernst & Young de 2016 mostrou que a recapagem reduz as emissões de carbono, a extração de recursos naturais, o consumo de água, a contaminação atmosférica e o uso do solo.

MANTER A BORRACHA LONGE DOS ATERROS

Quando os pneus chegam ao final de sua vida útil, tendem a acabar nos aterros. Mas o processo de recapagem ajuda a prolongar a vida útil da borracha dos pneus e os mantêm longe dos aterros por mais tempo. Até agora, a Bandag manteve mais de 300 milhões de pneus fora dos aterros desde que começamos a recuperá-los em 1957.

REDUZIR O CONSUMO DE PETRÓLEO

Segundo o estudo sobre os resíduos de pneus comerciais medianos da NHTSA, cada pneu recapado utiliza em torno de 30% menos energia e 57 litros a menos de petróleo para sua fabricação do que um pneu novo. Isso significa que o pneu recapado médio só precisa de 26,6 litros de petróleo para ser produzido, enquanto que um pneu novo precisa de 83,6 litros.

DAR UMA VIDA NOVA À BORRACHA RECICLADA

A recapagem de um pneu pode tirar uma média de mais de 5,5 litros de borracha de cada pneu, ou quase 90.000 toneladas de borracha de pneus de caminhão a cada ano. Essa borracha pode ser reciclada e ter uma vida nova como pisos para parques infantis, tapetes de borracha e manta de borracha, entre outros usos.

Saiba mais sobre como a Bandag faz a diferença sustentável aqui.

OS PNEUS RECAPADOS FICAM COMO NOVOS

O processo de recapagem está melhor do que nunca, e os pneus recapados duram tanto ou mais do que os novos. Funcionam igual aos pneus novos, mas por uma fração do custo.

Com uma manutenção adequada dos pneus, um trabalho de recapagem de qualidade pode somar quilometragem a seus pneus comparando com a maioria dos pneus novos. Com uma calibragem adequada para evitar o acúmulo de calor e as medidas preventivas normais de manutenção, algumas estimativas sugerem que a recapagem pode somar mais de 500.000 quilômetros aos seus pneus.

ESCOLHA A RECAPAGEM.

Com cada recapagem, estenda a vida útil de seus pneus comerciais e reduza os custos de sua frota. Agora que você sabe tudo sobre a construção e os benefícios dos pneus recapados, pode juntar-se às inúmeras frotas de caminhões de empresas, veículos militares, quarteis de bombeiros e ambulâncias, competidores de corridas de resistência em estrada e off-road, e inclusive companhias aéreas, que aproveitam os numerosos benefícios dos pneus recapados.